Projetar nada mais é do que planejar o espaço, é aproveitar a área que você tem disponível da melhor maneira possível. Não importa se o espaço é grande ou pequeno, o importante é que ele seja bem organizado.
Aprenda agora como projetar seu próprio jardim em 7 passos simples:
1º PASSO) Decida antes de tudo a função desse jardim - para que você quer esse jardim? Para lazer? Para meditar? Para as crianças brincarem?
Em paralelo à explicação, vou dar um exemplo para melhor entendimento:
Vamos considerar um pequeno espaço de 45m2 que eu tenho disponível na minha casa. Ele fica próximo à cozinha, por isso vou usá-lo para plantar legumes, ervas e flores comestíveis.
2º PASSO) Em seguida faça uma lista de prioridades pro seu jardim - o que você quer que tenha nesse jardim? Um gramado grande? Uma piscina? Um lago? Uma área de lazer?
Prioridades pro meu jardim:
- Muitos canteiros para plantar;
- Um canto discreto onde possa guardar minha compostagem orgânica e ferramentas;
- Uma área onde possa colocar cadeiras e mesa para tomar meu chá da tarde.
- Preservar a árvore que já existe no canto do terreno;
- Um gramado.
Coloque o que quiser, mas lembre-se de que em certos casos não será possível colocar todos os itens da sua lista (por questão de espaço, tempo, dinheiro, etc), então sempre coloque em ordem e dê preferência para os itens do topo.
3º PASSO) Com a ajuda de outra pessoa, tire as medidas da área do seu jardim com uma trena e desenhe em um papel manteiga ou vegetal, você vai entender depois o por quê. Não se preocupe em se prender muito às formalidades do desenho técnico, mas tente ser cuidadoso na hora de desenhar para que as medidas reais coincidam com as do desenho. Não se esqueça de incluir portas, janelas e calçadas.
A régua convencional está na escala 1:100 e sugiro que comece com ela se caso achar o sistema de escalas confuso. Escala 1:100 quer dizer que 100 centímetros na vida real equivalem a 1 centímetro no desenho. Por exemplo, se você tem uma parede de 1m (100cm), você vai desenhá-la com 1cm no papel. Quanto menor o espaço, maior deve ser a escala, ou seu desenho ficará muito pequeno.
E esse é o desenho da área do meu jardim.
4º PASSO) O próximo passo é setorizar. Pegue a sua lista de prioridades e comece a colocar no desenho tudo que você quer que tenha no seu jardim e onde. É aqui que você começa a planejar o seu espaço - mas ainda é um estudo, não se preocupe com dimensionamento nessa fase.
Coloque outra folha de papel vegetal ou manteiga sobre o seu desenho e faça a setorização nele - desse jeito você preserva o desenho original mas pode ver pela transparência do papel as limitações do seu espaço. Isso é apenas um rascunho para você organizar suas idéias, ele não aparece no seu desenho final, ok?
Se você sabe a orientação do local melhor ainda. Lembre-se de que o sol nasce no Leste e morre no Oeste, então a face Leste pegará o delicioso sol da manhã e a face Oeste o forte sol da tarde. A face Sul costuma ser sombreada e a Norte ensolarada. Esse conhecimento é importante na hora de escolher as plantas pro seu jardim e onde colocá-las.
Essa é a setorização do jardim-exemplo:
Preciso ter fácil acesso ao meu canteiro de ervas culinárias, portanto, ele deve ficar próximo à porta. Quero um canteiro de ervas perfumadas atrás da minha cadeira e mesa. No canto, bem escondido da minha visão, vou colocar meu latão de lixo, meu composto orgânico e ferramentas.
5º PASSO) Agora é a hora de dimensionar. Para isso, você deve fazer uma malha num papel sulfite - essa malha pode ser quadriculada, retangular, circular, do jeito que você quiser. Abaixo, temos uma malha quadriculada de 1x1cm (lembrando que cada 1cm dessa malha equivale a 1m no mundo real) e uma malha circular de raios 1, 2, 3 e 4cm para mostrar de exemplo.
Recomendo que use a malha quadriculada para começar, é a mais simples. As circulares são muito charmosas, mas são mais complicadas e só causarão um efeito legal em áreas grandes. Quando tiver mais experiência, você vai poder mesclar malhas diferentes.
6º PASSO) Você vai colocar o desenho original sobre essa malha e vai começar a traçar as áreas que foram determinadas na fase de setorização. A malha não é uma camisa de força, não se prenda demais a ela! Ela serve para orientar e para que tenha uma noção melhor do seu espaço.
Escolhi uma malha quadriculada diagonal, ângulo de 45º:
7º PASSO) Agora que as áreas estão dimensionadas e bem definidas, você pode acrescentar detalhes, cores, texturas, materiais e fazer uma lista das plantas que vai usar nesse jardim.
DICAS IMPORTANTES
- Deixe a imaginação fluir e não fique frustrado se achar complicado.
- A inspiração não vem da cabeça, vem do coração - abra-o, relaxe a mente. Nunca projete de cabeça cheia ou estressado. Você pode ter todo o conhecimento técnico do mundo, mas se não estiver aberto para receber inspiração, não alcançara um resultado harmonioso.
- Como tudo na vida, isso exige prática. Faça diversos rascunhos até chegar ao resultado final.
- Leia o capítulo sobre Formas Geométricas Básicas e aprenda a 'falar' através do seu projeto.
- Tente não usar borracha. O papel manteiga permite que você sempre mantenha o seu desenho original intacto enquanto faz diversos rascunhos sobre ele.
- Guarde todos esses rascunhos, pode ser que você acabe aproveitando apenas um pedaço de um e pedaço de outro - desenvolva a ideia final juntando essas partes.
- Visite jardins ou veja fotos e tente visualizar as malhas para se acostumar a elas.
- Simplicidade SEMPRE! Não tente fazer projetos complicados demais e setorizados demais, a energia flui melhor em composições simples e o resultado é muito mais elegante.
Sem comentários:
Enviar um comentário