sábado, 13 de julho de 2013

Fototropismo - em Busca da Luz



O Espírito busca naturalmente a Luz. Reconhece ela, simultaneamente, como fonte de origem e de destino. Todos os seres que possuem espírito seguem essa tendência - e são TODOS os seres que o possuem.

O ato de buscar a Luz é expresso de modo muito literal nas plantas. Auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos da planta em resposta à fonte luminosa. Quando iluminada apenas de um lado, as auxinas no caule migram para a região oposta - o que resulta no curvamento da planta em direção à luz. As raízes, em resposta, tendem a se alongar de forma inversa, oposta à fonte. Esse fenômeno é conhecido como fototropismo e explica o comportamento do girassol de 'seguir' o movimento do astro solar.


Esse hormônio também é responsável por estimular o ovário das plantas a formarem sementes e frutos, ou seja, não só estimula a planta a buscar luz - fonte de energia vital - como também perpetuar sua espécie.

Como vimos nos posts anteriores, os chakras - centros de energia - estão ligados a glândulas específicas. O corpo é capaz de comunicar consigo mesmo através dos hormônios, cuja produção é coordenada pela glândula - que por sua vez é orientada pelo chakra - na sua função de manter saudável o organismo.

Os vertebrados possuem uma misteriosa glândula, localizada entre os dois hemisférios do cérebro, chamada pineal. Essa glândula está associada ao Chakra Coroa e o hormônio produzido por ela é responsável por desencadear experiências místicas e fenômenos sobrenaturais (embora discorde de tal termo, pois não há nada que não seja natural). Sua função ainda é muito polêmica, mas já é admitida sua importância no regulamento dos ciclos vitais e controle das atividades sexuais e de reprodução.

Não tenho a pretensão aqui de propôr semelhanças entre o comportamento vegetal e humano no nível biológico. Quero chamar a atenção do leitor para o ato instintivo de buscar o Espírito (representado pela luz, pelo fogo) em todo e qualquer ser que habite o Universo. Não é a toa que diversas culturas ao redor do mundo cultuavam (e cultuam) o Sol, pois trata-se da mais importante fonte luminosa do nosso sistema. Conscientemente ou não, ansiosamente desejamos o retorno à origem primordial, ao ventre cósmico, ao Grande Espírito.


É interessante destacar que os dois hormônios estão relacionados à perpetuação da espécie, como se a luz lembrasse o corpo de que sua existência nesse plano é finita e através da reprodução somos capazes de superar a ação do tempo. A sexualidade nos eleva ao nível de deuses, pois com ela somos capazes de criar vida.

Quando a auxina atua na planta, seu caule busca a fonte luminosa enquanto suas raízes se afastam dela - não como um ato de rebeldia, mas com o propósito de ancorar e oferecer suporte ao corpo da planta. Iluminados não são aqueles que apenas reconhecem que estão em busca da Luz, mas aqueles que admitem que a Sombra é que lhe dá o suporte.

"Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas por tornar consciente a escuridão." - Carl Gustav Jung


Tal como é em cima, é embaixo

Sem comentários:

Enviar um comentário