sexta-feira, 3 de maio de 2013

4) Verde & Chakra Cardíaco




Elemento: Ar
Plano: Mental
Frase de ação: "Eu amo"

Função psicológica: Amor aos outros, abertura para a vida

O verde está diretamente ligado ao amor e ao crescimento, como sugere seu chakra correspondente, o Chakra Cardíaco, localizado no coração.

É, por excelência, a cor da Natureza, do reino vegetal, da regeneração e do equilíbrio. A cor verde marca a transição entre cores quentes (estimulantes) e frias (calmantes) no espectro; assim como o Chakra Cardíaco marca a transição entre a dimensão densa (Ômega) e a dimensão sutil (Alpha). No tantrismo, é dito que as Shaktis (representações do aspecto feminino de Deus) que moram nos chakras abaixo do cardíaco ingerem carne - e as acima, são vegetarianas. Trata-se de um chakra neutro, onde as polaridades opostas repousam em equilíbrio. É através de sua ativação que despertamos nosso potencial Crístico.


Por ser predominante nas folhagens, é a cor mais abundante na maioria dos jardins. Verde é a cor da esperança, da confiança e da troca. Sede da consciência moral e da intuição intelectual, o chakra cardíaco penetra e desvenda os mistérios da vida.

Sua hiperfunção ou disfunção provocam ansiedade, remorso, indecisão, excesso de apego e egoísmo sutil, aquele quando o indivíduo confunde o Si universal com as satisfações do pequeno eu.

O Chakra Cardíaco está relacionado ao coração (níveis físico e emocional) e à respiração, portanto, associado aos pulmões, coração, região do peito, ombros; bem como a glândula timo.

O domínio desse chakra promove a tolerância e simpatia.


Sua cor complementar é Vermelho
Suas cores análogas são Azul e Verde Claro

Sem comentários:

Enviar um comentário