quarta-feira, 1 de maio de 2013

Crianças no Jardim - Idéias e Cuidados



Quanto mais cedo incentivarmos nas crianças o contato com a Natureza, mais profunda será sua relação com Ela. Infinitos benefícios proverão desse contato - como a formação de uma geração adulta ecologicamente consciente, mais sensível em relação ao próximo, mais criativa, mais flexível, mais centrada e mais saudável. Saudável inclusive no sentido nutricional, pois a propriedade nutritiva dos alimentos é melhor reconhecida por aqueles que aprenderam a ingerir, desde cedo, alimentos ricos em energia vital, como frutas, legumes, verduras, sementes e castanhas.

O jardim deve ser sempre associado a momentos felizes - envolva as crianças na jardinagem, reserve áreas destinadas a atividades infantis, deite-se a noite para observar as estrelas, ou de dia para observar as nuvens, faça refeições ao ar livre - melhor ainda se as refeições forem preparadas com alimentos que plantaram juntos - use sua imaginação!


A estreita ligação com a terra fortalece o sistema imunológico das crianças e auxilia o  desenvolvimento de seus sentidos - tato, visão, olfato, paladar, audição e também os sentidos mais sutis.   

O jardim desperta nas crianças o senso de aventura e estimula a imaginação e fantasia em forma de brincadeiras. Como crianças são naturalmente curiosas, cada cantinho, cada planta, cada inseto se mostra como um mistério desvendado, um novo mundo descoberto. Ofereça um jardim seguro e permita que elas explorem a vontade as maravilhas que a Mãe Terra oferece.  


ENVOLVA AS CRIANÇAS NA JARDINAGEM

Crianças adoram se envolver nas atividades dos adultos e no jardim não é diferente. Permita que elas lhe ajudem, deixando que usem ferramentas de verdade (se, claro, tiverem idade suficiente para usá-los e sob supervisão de um adulto) para que sintam que estão de fato contribuindo na manutenção ou construção do jardim.

É interessante que as crianças acompanhem o crescimento das plantas, mas se o ciclo for longo demais elas podem perder o interesse. Para isso, escolha espécies de rápido crescimento. Opções interessantes são tomates, cenouras, morangos e girassóis - suas cores fortes atrairão a atenção das crianças. Se você não tem um jardim, ervas aromáticas em vasos pode ser uma excelente opção.


SUGESTÕES

Tenha uma varanda ou uma área coberta para que as crianças possam brincar fora mesmo se estiver chovendo;

- Proporcione, se possível, uma área grande de gramado. Crianças maiores gostam de correr e jogar bola e precisam de espaço;

- A casca de árvore é um material muito interessante quando se planeja um jardim destinado às crianças - é ecológicamente correto, seguro e tem uma textura agradável ao tato das crianças. Lembre-se de nivelar o solo e aplicar uma manta (para facilitar a drenagem da água da chuva) na área a ser coberta antes de despejar a casca, para evitar que ela fique em contato direto com o solo e não se suje. Não se esqueça que essa área deve ficar suficientemente abaixo do nível das demais áreas para que elas não se espalhem;

- Tanques de areia são um elemento tradicional em qualquer área recreativa destinada à crianças menores. Assim como sugerido acima, nivele o solo e aplique uma manta antes de despejar a areia para que ela não se misture com a terra. Delimite as bordas com azulejos ou tijolos para que a areia não se espalhe enquanto as crianças brincam.

- É uma boa idéia ter uma tampa e cobrir o tanque para evitar que animais de estimação a usem e contaminem a areia. Utilize areia de boa procedência, que seja segura e atóxica. Não use jamais areia de construção nos tanques, que podem manchar roupas e causar alergias;

- Depois que as crianças crescerem e não se interessarem mais em brincar na areia, você pode transformar o tanque em uma bela fonte. Até que elas cresçam, o ideal é evitar fontes, lagos, piscinas, ou mantê-los sempre cobertos quando não estiverem em uso. Se você faz questão de ter uma fonte no seu jardim, pode cobrir o fundo com pedras até que o nível de água seja mínimo, evitando qualquer possibilidade de afogamento.

- Hoje em dia há diversas opções de revestimento destinados ao público infantil no mercado como piso de borracha e grama sintética. Porém, material natural é muito mais interessante ao desenvolvimento sensorial das crianças.

- Árvores não podem faltar no seu jardim. Elas são uma infinita fonte de inspiração para crianças - pode se tornar um navio pirata, uma montanha, um prédio, um foguete... aliás, uma casa na árvore é o sonho de toda criança!

 ESCOLHA SUAS PLANTAS COM CUIDADO

Tome cuidado na escolha de plantas, evitado aquelas que podem causar acidentes. Preste atenção aos seguintes aspectos:

SEIVA - Um grande número de plantas - incluindo o copo-de-leite, agapanto e ficus - produzem uma seiva que pode ser irritante e causam desconforto nos olhos, coceira na pele e podem ser tóxicas se ingeridas.

FRUTINHAS e SEMENTES - Na maioria dos casos, a ingestão de algumas frutinhas causam apenas desconforto no estômago e não são perigosas. Mas há sim frutas e sementes que podem ser extremamente tóxicas e não devem jamais serem incluídas no jardim. Recomendo uma pesquisa cuidadosa na hora de selecionar as espécies vegetais.

FOLHAS - Algumas folhas e galhos podem causar irritabilidade na pele quando tocadas - as coníferas, por exemplo. Plantas que contenham 'pelinhos' em sua superfície também devem ser evitadas, pois costumam irritar, particularmente, os olhos.

ESPINHOS - Espinhos costumam estar junto aos troncos e por isso é difícil o acesso acidental a eles, mas há plantas que possuem folhas com pontas afiadas, como yuccas e cycas. Como ambas são plantas baixas, cuidado redobrado deve ser tomado porque podem ferir não só crianças pequenas mas animais de estimação também.



Sem comentários:

Enviar um comentário