quinta-feira, 14 de março de 2013

08) A Força & O Álamo


Álamo (Populus tremula)

Arcano Correspondente: A Força, Arcano VIII
Simbolismo: Ascenção; Proteção; Coragem; Superação do medo.

O Álamo possui folhas delicadas
mas raízes agressivas
Costumava-se plantar álamo em propriedades como proteção contra ladrões. Queime seu incenso para afastar espíritos indesejáveis e liberar medos antigos. É dito que colocar uma folha sob sua língua o torna mais eloqüente. Sua essência é usada em Florais de Bach no tratamento de pesadelos e apreensão. Um mistério se envolve em torno de suas folhas, que estão sempre balançando, mesmo sob a mais suave brisa. O Álamo, por isso, é considerado um mensageiro do vento, que sussurra mensagens de paz. Ensina sobre amor e confiança na superação do medo, sobre libertar-se de hábitos destrutivos, auto-crítica e culpa, auxiliando no despertar da maturidade espiritual. Relacionado ao planeta Mercúrio (Hermes, o Deus Mensageiro) e o elemento Ar.

Interessante como A Força e O Mago - assim como o Álamo e a Aveleira - estão relacionados ao planeta Mercúrio. O fato de ambos os arcanos possuírem a Lemniscata (símbolo do infinito) sobre suas cabeças, os relaciona ainda mais. Remetem a Hermes, no sentido de mensageiro, de velocidade (vento), de habilidade de comunicação. A Força, assim como o Álamo, nos ensina que abraçar nossa sombra, nosso lado animal - que saber aceitar nossa natureza primitiva - é um passo fundamental à evolução pessoal. O Álamo e A Força lidam com situações difíceis com doçura e muita delicadeza.

Propriedades medicinais: Nas antigas tradições de cura, é dito que as doenças devem ser tratadas com plantas que tenham os mesmos sintomas apresentadas pelo corpo doente ou que aparentem o órgão em questão. As folhas do Álamo estão sempre 'tremendo', então são usadas no tratamento da malária e para reverter paralisia. Sua casca possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. O chá de suas folhas alivia cólica, diarréia e distúrios urinários.

A Força
tarô Waite-Smith (1910)

Sem comentários:

Enviar um comentário