domingo, 17 de março de 2013

Atraindo Vida Silvestre para seu Jardim



Nada melhor do que um jardim cheio de vida. Barulho, movimento e cores são muito importantes na composição de um jardim terapêutico. A fauna incentiva a flora e a flora incentiva a fauna - um jardim equilibrado e saudável possui ambas vivendo em harmonia. Muitos insetos, anfíbios, pequenos mamíferos e pássaros são excelentes no controle de pestes, portanto, o uso de inseticidas será desnecessário - a natureza se equilibra por si só. 

Uma dica importante é justamente não ser tão rígido na manutenção de seu jardim: não recolha galhos secos e permita que folhas e flores secas fiquem disponíveis para uso de insetos e pássaros. Separe uma parte do seu gramado... e se esqueça dela! - não apare e deixe que as sementes que lá caírem se manifestem livremente. Empilhe alguns rústicos troncos de árvore em um canto para uso de pássaros e insetos e não retire todas as ervas daninhas, que servem de alimento para estes. 


Deixe algumas partes de solo exposta - tarefa difícil para os apaixonados por plantas, que aproveitam cada centímetro disponível. Evite a manutenção durante a primavera: é quando a vida está proliferando, não atrapalhe o ciclo de vida, deixe podas e limpezas para o outono. 

Permita que os animais também desfrutem de seu jardim. Convide-os oferecendo áreas diversas que simulem o habitat natural para maior variedade de espécies. 

Se você acredita em Elementais - que são espíritos da Natureza, como Gnomos (Terra), Ondinas (Água), Silfos (Ar) e Salamandras (Fogo) - ofereça alimentos e presentes num cantinho especial. Qualquer manifestação de amor é sempre muito positiva! 

Para atrair pássaros, ofereça locais seguros onde possam fazer seus ninhos. Alguns preferem árvores, outros, arbustos e outros caixas de madeira - sendo que essa última deve ser colcada a uma altura mínima de 2 metros para maior segurança, num local de sombra e bem protegida do vento. Para atrair uma variedade maior de pássaros, ofereça casinhas de madeira de diferentes tamanhos para que nelas façam seus ninhos. Dê sempre preferência a materiais naturais. São um charmoso elemento decorativo! 


É interessante ter disponível um local com água onde possam beber e se refrescarem, especialmente durante o verão e tempo seco. Uma banheirinha com água pode ser feita de pedra, cerâmica ou concreto mesmo - tome cuidado para que ela seja rasa o suficiente para que possam nela entrar e que tenham uma borda larga onde possam se apoiar. 

Abelhas, vespas, besouros e moscas são eficazes polinizadores, assim como as Borboletas, que trazem felicidade e cor pro jardim. Borboletas são atraídas por néctar e cores fortes como amarelo, laranja e roxo e também por tons mais pastéis como azul e rosa. Elas tendem a evitar a cor vermelha, pois na natureza, vermelho é a cor do perigo. A larva das borboletas, que geralmente abrem na primavera, se alimenta de ervas daninhas. Cascas e restos de frutas e legumes crus também são uma ótima fonte de alimento. 

ÁGUA

Um habitat ideal deve ter uma fonte de água. Ela atrairá vários tipos de animais - de sapos, libélulas, caramujos à pássaros e pequenos mamíferos. Escolha um local distante de árvores, para que as folhas não caiam na água, e protegido por arbustos e plantas baixas. Pense na acessibilidade de pequenos animais à fonte de água - faça uma prainha na beira com pedrinhas ou areia, onde possam se apoiar em segurança para consumir a água ou se banharem. Dê preferência para água da chuva ao invés de água de torneira - essa que deve ser evitada ao máximo. E, claro, criar peixinhos no seu lago trarão ainda mais vida ao seu jardim! 

ANIMAIS DE PODER: 
A MEDICINA DOS ANIMAIS E SEU PAPEL NO JARDIM TERAPÊUTICO 

A simbologia animal está profundamente gravada no inconsciente coletivo da humanidade. A presença de certos animais pode trazer diversos benefícios, veja a seguir como cada animal pode contribuir na melhoria de sua saúde: 

Eis o guardião de nosso jardim: Chico!

ABELHA 
A medicina da comunicação e da organização. Para organização, fortalecer e harmonizar comunidades, grupos de trabalho. Para obter o néctar da vida (associada à sexualidade) as doçuras da vida. Simboliza a honra à Grande Mãe (Abelha Rainha) e para louvar a Mãe Terra. A comunicação entre as abelhas é excelente, evoca-las quando precisar comunicar suas idéias e opiniões, fazer apresentações, palestras, etc

ARARA / PAPAGAIO 
É a medicina do arco-íris. Para rituais de cura, preces e para evocar a energia do Sol. Para conexão com o poder de cura das cores (cromoterapia) . Ponte entre o reino dos pássaros e o homem. Ajuda no senso de diplomacia. Excelente para trabalhar a retórica, comunicação com o público, palestras, aulas, apresentações, etc. 

ARANHA 
É a medicina da criação. Para compreender melhor a “teia da vida”. Evocar para criatividade e imaginação. Inspira a visão, e o poder para trazer nossos sonhos até a realidade. Para obter independência e coragem para rompermos com armadilhas que criamos sejam emocionais, ou espirituais. Para rompermos a teia da ilusão, construirmos novos sonhos, para sonharmos mais, para tecer sua própria vida. 

BEIJA-FLOR 
A medicina do amor, da suavidade, da alegria, da claridade. Evocado para a graça, beleza, delicadeza, força, paixão. Para clarear conflitos emocionais e questões envolvidas com o amor. Evocar para a felicidade, boa sorte, cura física. Para abrir o coração e a mente a se moverem para outras direções, em momentos que são necessárias mudanças. Para trazer mais alegria, mais colorido, poder voar em várias direções. Para o amor romântico. É o mensageiro da cura. 

Esse é o Titico, ele adora a odontonema e o cambará.

BESOURO, JOANINHA, ESCARAVELHO. 
É a medicina do renascimento. Associado com o Sol, para evocar deidades solares, mudanças, nova vida, transformações, proteção, rever aspectos da vida, autoconhecimento, paz. Para trabalhar com vidas passadas, alinhamento espiritual. 

BORBOLETA 
É a medicina da transcendência e da transformação. Para termos consciência e compreendermos nossos sonhos, viagens astrais. Obtermos inspiração e transformarmos momentos difíceis em momentos de crescimento e evolução. Evocada para obtermos ajuda para o nosso desenvolvimento espiritual, buscar a transcendência e transformação, liberdade e novas etapas, ir para dentro e transformar-se, clareza mental para encontrar o próximo passo. 



CIGARRA 
Cigarras estão relacionadas com a colheita. Aqueles que tem a cigarra como totem são apressados para descobrirem a realidade. Dirigem seus estudos para saber da sua jornada pessoal da alma e passam tempo buscando seu eu verdadeiro. 

Essa medicina ensina a mover-se rápidamente, assim como fazer seus parceiros moverem-se. Éa medicina dos sons acústicos. Ensina a comunicação através dos sons que pode ouvido de muito longe. Medicina para buscar coisas escondidas, verdades escondidas.Ela nos ensina como entrar no mundo subterrâneo, profundo, sem medo de a descobrir segredos que estão guardados no fundo, para trazer à superfície.É uma medicina para explorar a natureza e trazer o entendimentos sobre o que é realidade e ilusão 

COBRA 
É a medicina da transmutação, cura, sexualidade. Associada com morte e renascimento, sua medicina permite que deixemos de lado nossa pele velha (velhos hábitos). Evocar para aumento da energia sexual, sensualidade cura física, transformações, habilidades ocultas, sabedoria ancestral. O poder de transformar venenos (energias negativas), em remédios (energias positivas). Elevação espiritual, acessar energia Kundalini. 

CORUJA 
É a medicina das habilidades ocultas, sabedoria antiga, a vigília. Para descobrir verdades ocultas, mistérios, intuição profunda. Evocar para auxílio nos obstáculos quem impedem a presença de seus talentos e habilidades. Para que seus talentos se apresentem de acordo com a situação. Para aceitação do lado escuro (sombras) da realidade. Também para a benevolência. Evocar quando quiser conhecer o lado sutil da consciência, áreas inexploradas da consciência. Para discernimento da verdade, do que nós estamos buscando. Ligação com a lua. Para conhecer as sombras, poderes psíquicos, habilidades ocultas. Para melhor observar, prestar atenção. 

FORMIGA 
Nós podemos evocar sua sabedoria para aprendermos como construir uma sociedade sustentável. É a medicina da paciência, cooperação, a habilidade para trabalhar duro e em harmonia com os outros. É o símbolo da construção, do trabalho bem-feito, do planejamento meticuloso, da resistência. Ela reúne o poder de 4 animais : a força do leão, organização da abelha, a agressividade do texugo, e o poder construtor do castor. 



GAFANHOTO 
É a medicina da voz interior. Para que sua voz interior te ajude a mover qualquer área da vida, ouvir a própria voz. Evocar para meditação, despertar instintos, saltar obstáculos, para ir avante. 

LAGARTO 
Ë a medicina do otimismo, dos sonhos. Ensina sobre o passado, sobrevivência. Para questões de transformações, quando não sabemos ao certo o que e se devemos transformar algo. Para obter coragem para ir em frente, em tempos difíceis. Para deixar coisas velhas e criar novas coisas. Para renovar , adaptar-se ao novo. Para obter clareza em lados sóbrios da realidade. Para obter sonhos esclarecedores, e prestar maior atenção a eles. 

LIBÉLULA / VAGA LUME 
É a medicina da iluminação, dos ventos da mudança. Evocar parra amadurecer as idéias, clareza mental, autocontrole. Para tornar a vida mais leve, novas perspectivas, mudanças. Conexão com espíritos da natureza, enxergar através da ilusão, ir buscar a nossa própria luz, enxergar as maravilhas da vida, misticismo, para trabalhar cromoterapia. 

LOUVA-DEUS 
É a medicina da calma. Evocar para obter sonhos reveladores, meditação, concentração. Para acalmar a mente, os pensamentos, o corpo, e outras pessoas. Estimula dons proféticos, a terapia alternativa, pratica de respiração, artes marciais. Introspecção e silêncio profundo cura física e emocional. 

Esse é o Dionísio, brincando com as florezinhas da odontonema.

MACACO 
É a medicina da inteligência, da comunicação. Para realizar tarefas mentais importantes. Promover o bom humor em festas e comemorações. Para conexão com a irreverência e alegria. Para solidificar amizade, obter perícia e agilidade. 

MARIPOSA 
É a medicina da transformação, movimento nas sombras, encontro da luz 

MINHOCA 
É a medicina da renovação, da regeneração. Para rejuvenescimento, regeração de tecidos, para a pele. Evocar para auto-suficiência. Transformação, reparos, consertos, cura, regeração de maus hábitos. 

MORCEGO 
É a medicina da Iniciação. As habilidades ocultas, os poderes psíquicos. A habilidade para ver nas sombras, na escuridão. Evocar para expandir conhecimentos intuitivos. A ouvir nossos ecos, como o morcego, e sairmos de confusões. Quando precisamos abandonar velhos hábitos, padrões, comportamentos (morte simbólica), nos abrindo para novas experiências (renascimento). 



PEIXE
É a medicina do oculto, mediunidade, espiritualidade, místico. Abundância, fertilidade, criança, harmonia, regeneração. Balanço entre a mente e a emoção. Para situações que envolvam emoções, o psiquismo, transformações. 

SAPO 
É a medicina da evolução, da transformação. Evocado para a fertilidade, amor, parto. Habilidade para mudanças, crescimento, amor romântico. Para trazer abundância, criatividade, purificação e limpeza. Pedir poder para o curador. Para limpar a mente, as idéias, expulsar energias negativas e zombeteiras. 

SALAMANDRA 
Medicina de conexão entre a terra e água. Liga com memórias de vidas na Terra. Mudança. Conforto na escuridão. Habilidade para passar despercebido.

Fonte: 'Medicina dos Animais' por Léo Artese (www.xamanismo.com.br)

Sem comentários:

Enviar um comentário