quinta-feira, 14 de março de 2013

Árvores Sagradas & Arcanos Maiores do Tarô



As árvores têm ocupado um papel especial em diversas culturas, geralmente simbolizando a ponte de ligação entre o Céu e a Terra.

A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal citada no texto bíblico ficava no centro do Jardim do Éden, de cujo fruto Adão e Eva provaram para depois serem expulsos do Paraíso. No mesmo jardim, ficava também a Árvore da Vida, esta que é citada em diversas outras culturas, dentre elas a egípcia e a babilônica. Na tradição judaica, a Árvore da Vida é utilizada como diagrama no estudo da Kabbalah, sendo uma ferramenta de compreensão das forças que regem o Universo.  

Temos a famosa Árvore Bodhi, a figueira sob o qual Siddhartha Gautama teria alcançado a Iluminação, na Índia. Os antiquíssimos cedros da reserva florestal Cedros de Deus (no Líbano) que chegam a até 15m de circunferência, são tombados pela Unesco como patrimônio natural da humanidade. Passando pela mitologia nórdica temos Yggdrasill, o colossal Freixo que servia como eixo do mundo; assim como na cultura celta onde essa árvore cósmica era vinculada aos três círculos de existência - passado, presente e futuro.


Sem comentários:

Enviar um comentário